domingo, 30 de maio de 2010

PALAVRA DE DEUS - HISTÓRIA DAS ORIGENS ( Gn 1,1)

A História das Orígens
Palavra de Deus:
“ No princípio, Deus criou o céu e a terra” ( Gn 1,1).

1. PERDIDOS NO ESPAÇO

Estamos na América Latina, em um planeta Terra, que faz parte de uma galáxia que agrupa uns cem mil milhões de estrelas. Pode-se imaginar o Universo com um espaço cheio de galáxias. Cada galáxia representa uma molécula. E cada galáxia tem milhares de milhões de estrelas.
O sol, por exemplo, é cem vezes maior que a terra. Seu tamanho é tal, que não conseguiria passar entre a terra e a lua. O sol está distante da terra 149 milhões e 500 mil quilômetros, contudo, a sua luz tão forte ofusca a nossa vista. Existe ainda uma estrela chamada >Doradus< que tem uma claridade 500 mil vezes maior que a luz do sol. A terra faz parte da Via-Láctea, que tem um bilhão de estrelas, mas, além da Via-Láctea, existem ainda muitas outras constelações. Para se ter uma idéia da grandeza do espaço, basta dizer que um foguete, voando a uma velocidade de 300 mil Kilômetros por segundo, levaria 100 mil anos para ir de uma a outra ponta da Via-Láctea.

Empreendendo uma viagem pelo espaço à velocidade da luz, percorreríamos:

300.000 quilômetros por segundo; 18 milhões de quilômetros por minuto; 1.080 milhões de quilômetros por hora. Após um segundo e um terço, já teríamos deixado para trás o sistema solar. Após quatro anos alcançaríamos a estrela mais próxima. Após oitenta milhões de anos, sairíamos de nossa galáxia.
Seriam necessários mais dois milhões de anos de viagem, a essa velocidade, para alcançarmos a galáxia mais próxima da nossa, que se chama Andrômeda. Em 300 milhões de anos, viajando à velocidade da luz, chegaríamos a um conjunto de galáxias cujo nome é Hércules, compreendendo 10 mil galáxias do tamanho da nossa. Chegaríamos? Calcula-se que o diâmetro do universo aumenta cerca de 300.000 quilômetros por segundo...! O telescópio de Monte Palomar alcança – e é muito pouco – uns 2.000 milhões de estrelas. Divisa objetos celestes situados, até 2.000 milhões de ano luz, quer dizer, objetos que se encontram a uma distância da terra equivalente em quilômetros à multiplicação de 2.000 milhões por 9,5 bilhões de quilômetros, que corresponde a um ano-luz.

Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, a uma velocidade de 300.000 quilômetros por segundo.

2. NÃO HÁ TESTEMUNHAS
O homem sempre perguntou: Onde, quando começou tudo isto? Que existe além?

“ Há milhares de milhões de sóis e nossa galáxia não é senão pó. Como poderíamos descobrir a verdade em nossa Terra...? Quem fala não sabe, e quem sabe não fala” ( Lama Kunzang Dorje, 17-5-76 ).
“Apavora-me o silêncio eterno dos espaços infinitos” ( Pascal.)

O que disse Einstein :Diante dessa maravilha que é o universo, pergunta-se: Seria o homem capaz de criar tudo isso? Não! Essa ordem e equilíbrio do Universo exigem um Ser Superior.

Não há homem algum que possa falar com certeza da origem do mundo.
Não há testemunha alguma, já que, então, o homem ainda não existia.
E os espaços se calam.
DEUS NÃO É PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS
3. O firmamento: abóbada-toldo-dique Leia Gn 1,6

Segundo o Gênesis, o firmamento é uma abóbada sólida que retém as águas superiores. Uma espécie de gigantesco toldo que nos resguarda dessas águas. Mas quando as comportas, ou janelas, deste ciclópico se abrem, caem torrencialmente as águas do dilúvio Gn, 7,11-12.

Contribuição: José Alves dos Santos. 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário