sábado, 23 de abril de 2011

O QUE É A PASCOA




PÁSCOA

O que é a Páscoa?
Páscoa, é passagem.
Quando o Anjo do Senhor, o exterminador, passou pelo Egito, exterminou os primogênitos de cada família Egípcia, e entre cada espécie de animais, mas, preservou os Hebreus.

Os Hebreus quando se retiraram do Egito, de volta para a sua terra , com toda pressa, não tiveram o tempo suficiente para prepararem o Pão, como de costume; largaram o pão velho, e fizeram o pão novo, Àgua e Trigo somente.
Quando adentraram no Mar Vermelho, Libertos por Javé através da condução de Moisés (Ex 14,16). Comemoraram a Páscoa, da libertação.

Vocês perceberam, que a cada ano, mudam-se, determinadas comemorações celebrativas, Carnaval, Quaresma, Páscoa?
Como a Páscoa, é originária dos nossos Irmãos Hebreus, tem-se a seguinte explicação,
Como se estabelece o dia da Páscoa:
Há um dia em Israel, que o dia , tem a mesma duração da noite, então, dá-se o nome de Eqüinócio, este episódio, se dá logo após o dia 21 de Março; então, estabelece-se, que o primeiro Domingo sub-seqüente, será o 1o Domingo da Páscoa, daí então, nos norteamos para as celebrações das atividades acima.

Liturgia: São sete domingos que celebramos a Páscoa, após a ressurreição de Jesus.
Jesus esteve após a sua ressurreição, 40 dias com os discípulos; e então houve a sua Ascensão.
Pentecostes: Celebrados as sete semanas da Páscoa, celebra-se o Pentecostes = Cinqüenta dias, que Jesus prometeu a vinda do Espírito Santo.
E nós, Cristãos, comemoramos na Páscoa, a Ressurreição de Jesus, libertando-nos do pecado, e da morte eterna.
Páscoa para nós Cristãos, no sentido amplo da Palavra, é o Ápice de todos os sinais da nossa fé, é a certeza que Jesús nos dá, de que todos nós ressuscitaremos, assim como Ele ressuscitou, para nos salvar dos nossos pecados.
Ele, é o verdadeiro Pão, que nos alimenta, permanentemente (Mc 14,22), para uma Vida de crescimento Espiritual, nutrindo-nos na fé, para a busca de uma Vida Eterna.

Que Jesus ressuscitado, seja para você motivo de muita alegria, esperança e perseverança na caminhada.

Um abraço e Feliz Páscoa. José Alves dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário