PERÍODO DE 15 A 19/08/2011
DEFESA DA FAMÍLIA
Nestes cinco dias de derramamento de muitas bençãos, sobre todos nós, eu e minha esposa Marilene, não participamos apenas de um dia, o que foi uma pena.
Foram maravilhosas as celebrações, homilias riquíssimas, os nossos celebrantes, padres de nossa forania, foram muito felizes, cada um, privilegiado, pelo tema que lhe fôra proposto.Dentre todos os temas, vou destacar um, que ao meu ver, tem a dimensão, que abrange todos os outros. Não me foi possível registrar os temas de todos os dias.
No primeiro dia 15/08 me marcou muito o tema:
OS DESÍGNIOS DE DEUS SOBRE O MATRIMÔNIO E FAMILIA
Neste dia na comunidade de São Francisco da paróquia de Santa Mõnica, Pe. José Haroldo presidiu nossa celebração.
A benção que Deus dá ao casal na dimensão sexual pelo prazer, o casal se sente amplamente realizado, para o dom do casal, e pela benção que a fecundidade permiti-lhes, contribuir com o plano de Deus, pela criação e propagação de nossa espécie.
Deus abençoa o casal, fazendo-o feliz e em paz pela continuada comunhão de todas as suas ações em prol dos dois e para a sua familia extendida á prole.
Deve haver muito comprometimento entre os dois de muita responsabilidade, afetiva, respeitando a individualidade dos conjuges. O casal deve estar aberto a Deus, pois Ele nos dá o livre harbítrio e devemos dar abertura para que Ele nos invada por inteiro, assim acontecendo, não nos deixa espaço vazio para o mal.
Cada um de nós é um vulcão em erupção para coisas boas e ruins. Somente tendo Cristo em nossas vidas é que nos tornamos pessoas moldadas, humildes para renovação permanente, e ultrapassando as nossas dificuldades.
Cristo foi Fiel a Deus Seu Pai até o fim.
Hoje e em todos os dias, vemos os maus exemplos que a mídia nos propõe, de destruição às familias, propostas de desvalores morais e ante-cristãos.
O casal deve planejar muito bem o seu tempo, para o trabalho, para a Igreja, para com os seeus filhos, para com a vida social, devemos nos empenhar com cada um desses setores, mas principalmente, nunca esquecermos de: dedicar a Deus por primeiro, e tudo o mais nos será acrescentado.
No dia 19 de agosto, finalizamos, a nossa peregrinação em prol da Semana da Famiia que somos nós, finalizando-a na paróquia de São Sebastião do pároco pe. José Haroldo, cuja celebração, ele a presidiu. Houve uma concelebração por 09 padres e com a participação do vigário forâneo João Evangelista. Pe. Joel fez uma bela homilia falando dos ( 3s Ds de Deus na família).
1º Determinação:
Deus determinou a existencia daquelas pessoas homem e mulher formação genéticas diferentes que se atraem um se completando no outro e Deus os abençoa para o casamento.
2º Definição:
O homem não deve ficar só, para tal Deus criou a Mulher sua parceira criaturas, em Gn 1,26 Deus realiza a criação do homem e da mulher sua última obra. Em Gn 2,24 Deus diz ao homem, deixa a casa de seus pais e une à sua mulher, o que Deus uniu, o homem não separa.
3º Defesa:
Deus defende o amor, defende o sacramento do matrimônio do homem e da mulher para procriar e dar continuidade à sua obra e serem felizes, foi Deus que criou o amor mútuo.
Após, o encerramento da celebração Eucarística, houve uma belíssima confraternização para toda a assembléia presente, mais ou menos 1.000 pessoas, com comes e bebes, sorteios de diversdos premios com muita organização. Parabéns a todos os padres de nossa forania e para todos os paroquianos, quem não foi muito perdeu, não consigo descrever tudo de bom que aconteceu nestes dias.
José Alves e Marilene- Pastoral familiar de Santa Mônica há doze anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário