Estivemos em retiro no Convento das irmãs Carmelitas em Belo Horizonte, no dia 30-03-2014 das 08:30hs às 17:00hs.
Os padres da nossa paróquia de Santa Mônica BH: Francisco, Lucas, Juarez e Sidnei, nos proporcionaram, um retiro riquíssimo de espiritualidade às pastorais, Familiar e para os ministros da Eucaristia com os seguintes Temas:
A) Por primeiro, o padre Lucas iniciou nossas reflexões sobre o Sermão de São Pedro Crisólogo bispo:
O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia o recebe.
Há tres coisas, meus irmãos, que mantêm a fé, dão firmeza à devoção e perseverança à atitude. São elas, a oração, o jejum e a misericórdia. O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe.
Oração, misericórdia, jejum: tres coisas que são uma só e se vivificam reciprocamente.
O jejum é a alma da oração e a misericórdia,dá vida ao jejum. Ninguém queira separar estas tres coisas, pois são inseparáveis. Quem pratica somente uma ou não pratica todas simultaneamente, é como se nada fizesse. Por conseguinte, quem ora também, jejue; e quem jejua, pratique a misericórdia. Quem deseja ser atendido nas orações, atenda as súplicas de quem lhe pede; pois aquele que não fecha seus ouvidos às suplicas alheias, abre os ouvidos de Deus às suas próprias suplicas.
b) Houve a exposição do Santíssimo Sacramento no Altar pelo Pe. Lucas e estivemos em algum tempo em adoração.
c) Estivemos refletindo sobre as dimensões do nosso Coração,interiormente, e exteriormente, nossas atitudes para com o eu, com os nossos irmãos, e com Deus. Palestra muito rica proporcionada pelo Pe. Sidnei doutorando na FAJE BH.
Purifique o teu coração
Retiro Quaresmal
Tempo de
graça, tempo oportuno para parar, refletir, rezar,silenciar, revistar as
motivações, encontrar inspiração, descansar
Quaresma - tempo forte de
conversão, todos envolvidos o mesmo espírito. Buscando por meio dos exercícios
quaresmais do jejum,da oração, e da esmola percorrer o caminho que tem como horizonte
a páscoa.
Jejum - não é só privação, é
esvaziamento
Oração é a exposição de quem
espera ser atingido pela misericórdia d' Aquele que nos amou primeiro e até o
fim (cf. Jo 4,10)
A esmola é o
amor partilhado; é deixar-se tomar pela dinâmica da caridade; é sair de si
mesmo; é deixar-se tocar pela presença do outro, especialmente do mais necessitado. "Purifica o teu coração antes de permitires que o amor
entre nele, pois
até o mel mais doce
azeda num recipiente sujo."Pitágoras Se nosso coração não está
purificado, de fato e verdadeiramente
purificado, os bons frutos da conversão longo
se perderão. Por isto propomos
este tema para refletir e rezar: purificação do coração. Perguntamos sempre: como vai você? Seu
trabalho? Sua família? Seus
estudos? Mas e o teu coração? Não quero saber como estão seus batimentos çardiacos, seu colesterol,
etc... Quero saber algo mais
profundo...
Este sentido mais profundo é o sentido que nos diz as Escrituras. Nossa
maneira atual de falar do coração - lembra apenas a vida afetiva : meu coração
tá ferido, apertado, angustiado, cheio de amor (apaixonado), amargurado Na
Bíblia o coração diz do "interior" do homem num sentido mais amplo.
A) Além dos sentimentos: 2Sm 15,13:"Então, veio um mensageiro a
David, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão." Sl 21,3:
Conceda-te conforme o teu coração e cumpra todo o teu desígnio. Is 65,14: eis
que os meus servos cantarão por terem o seu coração alegre, mas vós gritareis
com tristeza de ânimo e uivareis pelo vosso quebrantamento de espírito;
B) o coração contém também as recordações e as idéias, os projetos e as
decisões. Deus deu aos homens um coração para pensar (Eclo 17,6), o salmista
evoca "os pensamentos do coração" do próprio Deus, isto é, seu plano
de salvação que persiste de idade, em idade (Sl 33,11); coração endurecido
comporta o sentido de um espírito obtuso, etc
C) é o mais íntimo do ser, lugar onde o ser humano dialoga consigo
mesmo (Gn 17,17:7 Então, caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no
seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? ; Dt 7,17), assume
suas responsabilidades, se abre ou se fecha a Deus.
D) na antropologia bíblica o coração humano é a própria fonte de sua personalidade
consciente, inteligente e livre, o lugar onde faz as suas opções decisivas,o da
lei não escrita (Rm 2,15) e da ação misteriosa de Deus.
E) no AT como no NT, o coração é o lugar onde o homem encontra Deus,
encontro que se torna plenamente efetivo no coração humano do Filho de Deus.
1. O coração de homem
A) coração e aparência: nas relações humanas o que conta é a atitude
interior. Mas o coração não está acessível ao olhar. Idealmente o exterior deve
manifestar o que se tem no coração. Conhece-se assim o coração, indiretamente,
pelo que der
exprime o rosto (Eclo 13,25); pelo que dele dizem os lábios (Pr 16,23),
pelo que dele atesta atestam os atos (Lc 6,44s). Contudo, ao invés de
manifestar o coração, palavras e comportamentos podem também dissimula-lo (Pr
26,23-26; Eclo 12,16): temos a temível possibilidade de sermos duplos, assim temos
um coração duplicado, dividido. Esta duplicidade é um profundo mal, que a
Bíblia vigorosamente combate (Eclo 27,24; Sl 28,3s)
B) Deus e o coração Deus cria o ser humano para a relação com Ele, o
chama, mas procuramos sempre escapatórias pela duplicidade. "Deus é um fogo
abrasador" (Dt 4,24) como enfrentar suas exigências demasiado radicais? O
povo escolhido não deixa de procurar escapatórias. Para se dispensar de
conversão autêntica, trata de contestar Deus com um culto exterior (Am 5,21...)
e belas palavras (Sl 78,36s).
Não se pode enganar a Deus como se engana um homem: o homem olha a
aparência mas Deus olha o coração (1Sm 16,7). Deus perscruta o coração (Jr
17,10; Eclo 42,18) e desmascara a mentira constatando: "Este povo me louva
com os lábios, mas o seu coração está longe de mim" (Is 29,13). Diante de
Deus nos sentimos assim questionados bem no âmago do nosso próprio ser (Hb
4,12s). Entrar em relação com Deus é "arriscar o coração" (Jr 30,21)
C) Necessidade de um coração novo
O povo de Deus foi mais e mais compreendendo que uma religião
exterior não pode bastar. Para encontrar
a Deus é preciso "busca-lo de todo o
coração" (Dt 4,29), que era preciso fixar o coração de uma vez por todas
em Javé (1Sm 7,3) e amá-lo de todo o coração (Dt 6,5). Mas a história mostrou
como falharam neste ideal. E o mal atingiu-lhes o coração: " Este povo tem
um coração transviado e
rebelde"(Jr 5,23). Ao invés de porém sua fé em Deus,
"seguiram a inclinação do seu mau coração" (Jr 7,24; 18,12) atraindo
sobre eles as calamidades.
Nada mais lhes resta senão "rasgar o coração"
(Jl2,13) eapresentar-se diante de Deus com um "coração quebrantado, triturado"
(Sl 51,19), pedindo ao Senhor que lhes "crie um coração puro"(Sl
51,12)
No Sermão da Montanha, Jesus apontou o Caminho para aqueles que
querem ser realmente felizes, já aqui na Terra e também na Vida Eterna. E uma
das qualidades dos caminhantes deve ser a pureza: "Bem-aventurados os
puros de coração, porque verão Deus!" Mt 5,8 Ele apontaria o coração com
base da índole moral e fonte dos pecados, que constantemente assediam nossas
vidas: "Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios,
os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias."
Mt 15,19 Por mais estranho que nos pareça, Ele afirmou que é do coração vêm o
que falamos: "Porque a boca fala do que lhe transborda do coração."
Mt 12,34 Ou, dito de outra forma: "... aquilo que sai da boca provém do coração..."
Mt 15,18 É de lá também, ainda conforme Jesus, que o inimigo nos rouba os dons
de Deus: "... mas depois vem o demônio e lhes tira a palavra do
coração..." Lc 8,12 Segundo Ele, nosso coração se prende às coisas nas
quais deixamos nossos apegos: "Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará
também o vosso coração." Lc 12,34 Por isso, as desordens e inquietações
são sinalizadas pelos seus batimentos: "Não se perturbe o vosso coração.
Credes em Deus, crede também em Mim." Jo 14,1 E é lá também que o inimigo
lança suas más sementes e suas garras: "...o demônio já tinha lançado no
coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo..." Jo
13,2 Por tudo isso, o coração deve ser a fortaleza de resistência ao Mal. E sua
purificação, ou a manutenção da dela, é a luta de todo cristão. A purificação
do coração é a arte de amar a Deus de todo o coração, é o ponto de chegada de
uma vida de ascese; é um conjunto de meios para desalojar do coração aquilo que
não é Deus, a fim de que só Deus possa habitar nele e ser amado. Um coração que
não está purificado está dissimulado no amor. O amor nele é sufocado, o seu
brilho é ofuscado pelo brilho das estrelas deste mundo. As estrelas não brilham
refletindo a luz do sol? Por que então antepô-las a ele? Ir a fonte da luz, ir
à fonte do amor.
Quando o nosso coração se deixa mover pela solidariedade e pelo espírito
do cuidado, a vida adquire fôlego, o sofrimento ganha descanso, a dor é
amenizada, as feridas cicatrizam, e nós sentimos mais humanos... mais divinos. Uma
pesquisa-experiência de cientistas americanos com alunos de uma universidade. retiraram
uma amostra de saliva de cada um. Em seguida, apresentaram um filme em que se
via a Madre Tereza de Calcutá cuidando dos pobres e dos mutilados de guerra. Ao
final, recolheram outra amostra de saliva. Detectaram um significativo aumento
de imunoglobina A, que em nosso organismo é um
anticorpo que pode ajudar a combater infecções. A conclusão é
simples, mas de muita importância, ao serem tocados pelas imagens, eles
sentiram compaixão e se deixaram mover por dentro... Seu organismo produziu
como reação uma substância que previne algumas doenças. Isso quer dizer que ser
bom faz bem. Ser bom é saudável e nos torna sadios por inteiro, dentro é fora.
Fazer o bem abre o coração e o espírito, causando sensação de bem-estar,
aumento da auto-estima e valorização de si mesmo e do outro.d) Missa presidida pelo Pe. Lucas.com reflexão sobre a cura do cego Ev João 9, 1-41
c) Momento de desconcentração e de tiragem do sono com participações de Marilene e Regina todo mundo dançou, valeu, tem gente que hoje disse-nos que estava com as pernas tontas.
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